The Hunger Games
Direção: Gary Ross
Roteiro: Billy Ray, Gary Ross, Suzanne Collins (livro)
Ano: 2012/EUA
Gênero: Ação/Drama/Ficção Científica
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Donald Sutherland
Sinopse: Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.
Imagem: Google Imagens/Reprodução |
Imagem: Google Imagens/Reprodução |
Imagem: Google Imagens/Reprodução |
Opinião: Pra quem gosta de cinema a pior coisa que há é criar expectativas em torno de um filme e este lhe decepcionar, mas quem gosta adora tanto uma expectativa correspondida quanto se surpreender quando o filme aparentemente "não dá nada". Em 2010 a Rocco lançou Jogos Vorazes e seus R$ 50,00 no lançamento e a faculdade ano passado me impediram de me apaixonar literariamente pela história de Collins, mas Gary Ross me vendeu muito bem o 1984 young-adult e fiquei curiosíssima para ler o livro e as seqüências.
Lembrei não só de 1984, mas também da série Feios de Scott Westerfeld, Destino de Ally Condie e um pouco de The Host de Stephenie Meyer pois todos estes tratam de sociedades distópicas. Não que todos estes outros não sejam, mas Hunger Games é mais condizente com a nossa realidade do que Destino, por exemplo. Mas todos tem sua importância e questões importantes, super recomendo. Bom, no filme os EUA (ou a América do Norte, não lembro) foram divididos em distritos (essa parte me lembrou O Preço do Amanhã - que por sinal o diretor, Andrew Niccol - está dirigindo The Host *-*) e uma vez por ano cada distrito deve oferecer um menino e uma menina, entre 12 e 18 anos, para o reality show The Hunger Games. Os jovens como tributos, o "presidente" como jardineiro e a colheita é uma relação com a própria história estadunidense onde há tempos longínquos ofereciam-se tributos por boas colheitas e hoje é lembrado com o Halloween.
É uma sociedade futurista onde os explorados e miseráveis distritos sustentam a luxuosa elite da capital que se diverte ao verem os jovens literalmente matando entre si num programa de TV - parecidíssimo com o Oscar, aliás. O jogo é realmente cruel com assassinatos brutais e até mutilação de corpos, e se não fosse a censura na qual a faixa etária do filme se encaixa veríamos sangue por todos os lados e o diretor com um jogo de câmera incrível (não sei o nome técnico disso) mostra apenas poucos detalhes da carnificina e isto, o olhar, o modo como o filme é fotografado é o que talvez contribua para afastar o primeiro filme da série das outras grandes séries como HP e Twilight. Outro ponto interessantíssimo, pra mim, no filme é o triângulo (como eu adoro *-*) e a sinuca de bico em que Katniss ficou no filme do filme com a pergunta de Sofia: Peeta ou Gale? Até onde seu sentimento por Peeta - e o de Peeta por ela - é verdadeiro? Ou até que ponto pensam que é verdadeiro?
O filme em si é razoavelmente bom, mas tenho certeza que os jogos na literatura é bem mais intenso e fascinante - o cinema não supera nossa imaginação! Lawrence é fantástica e tenho a impressão que ela deve ter representado a Katniss de Collins muito bem, talvez Hutcherson não seja o Peeta que a Collins e eu pensou - apesar de ser bom, vide Zathura e Little Manhattan -, mas se saíram bem. Donald Sutherland o Mr Bennett, haha, é quase inimaginável aquela barba branca pertecendo à um vilão. Enfim, recomendo o filme - depois do livro, obviamente.
Trailer
Não consegui incorporar nenhum vídeo --'
Parabéns...! Seu blog virou pra mim referência dos filmes de cinema e dos livros. É muito bom e faz agente ter vontade de ver e ler sobre tudo que você escreve.
ResponderExcluirEstou muito chateado com a minha situação de ir ao cinema. Na verdade, não gosto de ir sozinho e quero sempre ter uma companhia.
Falei sobre Jogos Vorazes com meu irmão mais velho e ele riu dizendo: "Mais um filme teen.." Aí eu entro no facebook e vejo que ELE FOI ASSISTIR AO FILME E NÃO ME LEVOU.
Depois pergunto à minha prima se ela já ouviu falar de Jogos Vorazes e ela diz que já, mas sem interesse algum no filme. Aí eu entro no facebook e vejo que ela FOI assistir ao filme com o meu outro primo!
Qual é o problema comigo? :-((
Mas vou sim assistir ao filme nesta semana e escreverei no JT.
Valeu por emprestar esse espaço pra eu desabafar rsrsrs.
Bjs!
:-D
Obrigada ^^
ResponderExcluirSubestimamos demais Huger Games e esses filmes "teens".