|
Foto: Maiara Alves |
- Erivaldo Fagundes Neves (org) e Antonieta Miguel (org) - Caminhos do Sertão: Ocupação territorial, sistema viário e intercâmbios coloniais dos Sertões da Bahia
- João José Reis, Flávio dos Santos Gomes e Marcus J. M de Carvalho - O Alufá Rufino: Tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico Negro (c.1822 - c.1823)
- Erivaldo Fagundes Neves (org) - Sertões da Bahia: Formação social, desenvolvimento econômico, evolução política e diversidade cultural
A carga de leitura do curso aumenta a cada semestre e a cada semestre sinto que todo o tempo do mundo não é suficiente pra ler tudo que necessito. Inicialmente, meu tema de pesquisa seria alguma coisa relacionada com o Cinema Novo, mas o Sertão em si me emociona muito mais que os baianos e cariocas que apenas mostraram para nossa sociedade, na metade do século passado, o verdadeiro Brasil e os verdadeiros brasileiros. Bom, como ainda não decidi especificamente meu tema, resolvi começar com Sertões da Bahia, livro organizado pelo sertanista Erivaldo Fagundes Neves que aborda o tema desde a colônia até os dias atuais. Acabei encontrando, também do autor, Caminhos do Sertão e acabei comprando também. O Alufá Rufino, de João José Reis, Marcus J.M. de Carvalho e Flávio dos Santos Gomes tenho que ler, resenhar e apresentar para um seminário da disciplina de Historiografia.
O irônico é que no início do curso reclamava que não tinha tempo para os meus livros (J. R. Ward, Rick Riordan, Scott Westerfeld...) e hoje só freqüento, quase que exclusivamente, as prateleiras de História das livrarias e bibliotecas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário