quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jean-Pierre Jeunet - Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain


Eu decidi arquivar (meu blog é mais um arquivo de registros/ata/meu diário de entretenimento do que um blog de verdade) todos os filmes que eu tenho e vejo. Tem filmes que eu assisto e depois nem lembro mais como é, tem filmes que eu assisto e acabo comprando o dvd e a cada vez que eu assisto eu gosto mais do que a primeira vez. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um deles.

É o filme com as imagens mais bonitas, as cores mais bonitas, a história mais bonita, o idioma mais bonito e algumas das frases mais bonitas do cinema. Eu detesto filmes dublados - apesar de eu pensar em querer ser uma dubladora odeio filmes dublados. Alguns filmes ainda são mais ou menos dublados, como as animações, mas Amélie é um pecado a dublagem, acho que devia ser proibido não ouvir esse idioma lindo. O filme é todo lindo. A trilha sonora é perfeita, dá pra ouvir o CD inteiro e se sentir na Paris de Amélie. As cores e as imagens são uma inspiração pra qualquer aspirante a fotógrafo. Mas o mais bonito mesmo é a simplicidade da história, eu adoro quando o narrador mostra as manias das pessoas, as coisas simples que elas gostam. 

Eu, Maiara, tenho mania de apertar e ranger os dentes o tempo todo. Odeio ser chamada atenção por ter feito algo errado, adoro ver filmes que eu gosto repetidas vezes, gosto de fotografar, gosto quando consigo um ângulo legal, não gosto muito de pessoas e por conta da minha fértil imaginação acredito ter nascido com o dom de contar histórias.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é assim, o narrador nos apresenta os personagens contado seus gostos e suas manias, suas virtudes e seus temores. Audrey Tautou vive Amélie Poulain. O cabelo dela é uma graça, e único. O filme é lindo, é perfeito e a cada vez que assisto gosto mais do que na última. Ah claro, as quotes. Não achei no wikiquote BR, então vai no inglês mesmo.

- I like to look for things no one else catches. I hate the way drivers never look at the road in old American movies.
- At least you'll never be a vegetable — even artichokes have hearts.
- Without you, today's emotions would be nothing but the scurf of former emotions.
- Failure teaches us that life is but a draft, an endless rehearsal of a show that will never play.
- In the apartment downstairs from Amélie lives Raymond Dufayel; they call him "The Glass Man." He was born with bones as brittle as crystal. All his furniture is padded. A handshake could crush his fingers. He's stayed inside for twenty years. Time has changed nothing.
- Nino is late. Amelie can only see two explanations. 1 - he didn't get the photo. 2 - before he could assemble it, a gang of bank robbers took him hostage. The cops gave chase. They got away... but he caused a crash. When he came to, he'd lost his memory. An ex-con picked him up, mistook him for a fugitive, and shipped him to Istanbul. There he met some Afghan raiders who took him to steal some Russian warheads. But their truck hit a mine in Tajikistan. He survived, took to the hills, and became a Mujaheddin.

Trailer


2 comentários:

  1. adorei seu blog

    seguindo aqui !
    se puder da uma forcinha me seguindo também :
    http://pitchuquinhaa.blogspot.com/
    Beijo (;

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...