quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rick Riordan - Percy Jackson e O Mar de Monstros


O li em dois dias: na fila do ônibus, no ônibus e na minha hora de almoço. Eu simplesmente não conseguir parar de ler, Rick escreve tão bem que na verdade você nem sente que tá lendo, a história acontece como um filme na sua cabeça. Perfeito, hoje já começo A Madição do Titã daqui a pouco no ônibus indo pro trabalho e não vejo a hora de saber se Thalia se tornou amiga ou inimiga de Percy - não, eu não li o primeiro capítulo no final do livro.

Eu percebi que Rick tentou todas as saídas para que Percy Jackson e os Olimpianos não se assemelhasse a Harry Potter, isso fica bem claro quando o trio de amigos fica por conta de um menino, uma menina e um sátiro, se formos comparar, Rony seria o sátiro? E , aparentemente, o romance fica por conta de Percy e Annabeth. A escola de Hogwarts fica por conta do acampamento meio-sangue e as aventuras acontecem no verão e não durante o ano letivo. Eu detesto qualquer tipo de comparação, ambos são histórias incríveis e qualquer escritor gostaria de ter a honra de tê-las escrito, mas como eu amo mitologia e estou ciente de que HP e tantas outras séries usam muito ou pouco de mitologia grega, eu prefiro Percy à Harry. Além da história ser mais instrutiva, a Intrínseca distribue seus livros com a melhor qualidade, em questão de acabemento e de conteúdo, do mercado e com preços acessíveis, ao contrário da Rocco; não tenho nenhum livro da Rocco, por isso não posso falar da qualidade física dos livros, mas os preços são bem salgados - de HP pelo menos.

O Mar de Monstros prendeu totalmente minha atenção, foi bem estranho o segundo livro ser mais fino que o primeiro, coisa que não interfere em nada na riqueza da narração e conteúdo, mas é que eu como qualquer outro apaixonado pela série gostaria de mais páginas, mais de Percy e seus amigos - e inimigos. Me emocionei muito com Tyson e Percy, e no fim acho que todo mundoa já sabia que Tyson não morreria e salvaria Percy no clímax do livro. Grover com um vestido de noiva e sendo obrigado a casar com um cíclope me fez rir muito - e eu ri de verdade, as pessoas no ônibus ficavam me olhando tipo: "Quem é essa louca?", eu tive que me segurar pra não gargalhar. Luke na minha imaginação é uma mistura de Chris Evans e Andrew Garfield haha, e bom, eu em parte concordo totalmente com ele: há muita coisa ruim no mundo e acabar com tudo e reconstruir o mundo seria perfeito, mas não tendo Cronos como governante.

Pronto, já falei demais. Amei a capa, muito linda e confesso que a confundo com A Batalha do Labirinto, acho que por causa da cor. Agora minhas quotes preferidas.

Apenas 8 marcações (:

- E aqui, no primeiro dia do meu mandato - continuou -, gostaria de dizer que agradável forma de punição é estar aqui. Ao longo do verão, eu espero torturar, digo, interagir com cada um de vocês, crianças.

- É uma história verdadeira. A verdade tem moral?

- Saber de uma coisa nem sempre é bom para a gente.

Atrás das árvores do Central Park erguia-se a silhueta de uma cidade. Perdi o fôlego, porque era Manhattan, mas não era Manhattan. Estava totalmente reconstruída em mármore branco, deslumbrante, maior e mais grandiosa que nunca - com janelas douradas e jardins suspensos. Era melhor que Nova York. Melhor que o Monte Olimpo. 

- Nunca se sentiu assim? Como se você pudesse fazer um serviço melhor se fosse o dono do mundo?

- Os monstros nunca morrem. Eles renascem do caos e do barbarismo que sempre fermentam em baixo da civilização, o próprio material que torna Cronos mais forte. 

E eu amparava uma pessoa que estava destinada a ser minha melhor amiga ou, possivelmente, minha pior inimiga.
- Eu sou Thalia - disse a menina. - Filha de Zeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...