sábado, 8 de outubro de 2011

Cecília Amado - Capitães da Areia


Capitães da Areia
Direção: Cecília Amado
Ano: 2011
Gênero: Drama
Elenco: Jean Luis Amorim, Ana Graciela, Robério Lima, Paulo Abade, Israel Gouvêa, Ana Cecília, Marinho Gonçalves, Jussilene Santana

Sinopse: Bahia de Todos os Santos, nos anos 50. Um grupo de menores abandonados que incomodam a sociedade são conhecidos como ‘Capitães da Areia’. Pedro Bala (Jean Luis Amorim) é o líder, considerado o pior dos bandidos, mas não passa de um adolescente livre. Junto dos outros meninos, ele executa pequenos furtos a mansões, trapaceia na jogatina com os marujos e deseja as mulheres. Apenas meninos faziam parte deste grupo até a chegada de Dora (Ana Graciela), que ficou órfã após perder os pais que pegaram varíola. Ela mexe com a vida dos meninos e Pedro logo se apaixona. Professor (Roberio Lima), que é o braço direito de Pedro, é muito tímido e inexperiente, mas acaba também desejando Dora. O inevitável triângulo amoroso é formado e juntos vão descobrindo o amor.

Opinião: Fui educada pela televisão, fato que explica minha aversão a produtos nacionais. Filmes? Hollywoodianos. Novelas? Mexicanas. Música? As tops da MTV e canais de música. Livros? Estrangeiros. Meus livros, filmes e séries preferidas são estrangeiras. Até minhas disciplinas favoritas na faculdade são estrangeiras, não suporto História do Brasil, enfim, dá pra contar no dedo (ou não) as poucas coisas nacionais de que gosto. Não é preconceito, desde criança percebi que os filmes hollywoodianos tem qualidade e conteúdo melhor que os nacionais, e imagem/capa, pra criança é tudo. O fato é que, por causa de uma série de coisas que levaram à mim e às outras crianças a serem educadas pela televisão, tivemos como conseqüência uma "identidade" criada a partir disso, assim como a nigeriana Chimamanda Adichie, ela resume tudo o que tô querendo dizer. Bom, os Capitães da Areia são a minha realidade, vejo meninos como eles todos os dias e sei mais ou menos porque eles estão ali, os culpados e quem poderia tirá-los dessa situação; todos nós sabemos, mas não fazemos nada, ou melhor, fazemos sim: vamos ao cinema ver o que está bem ali fora, pertinho da gente.

A fotografia é razoável, não gostei muito não, ou melhor não faz meu tipo haha. Da trilha esperava muito mais, pelo que vi no trailer. Dos atores não vou falar nada, apenas que tava na cara que o pessoal decorou, parecia peça de colégio haha; mas vou dar um desconto já que eles não são atores de verdade. A "Dora" e o "Professor" têm futuro, foram os que se saíram melhor. A morte de Dora e o triângulo com Professor e Pedro emocionaram. Acho que se eu lesse o livro me emocionaria mais e conheceria mais afundo a história, e se eu escrevesse algo tão positivamente prestigiado eu poderia criticar, não é mesmo? Hahaha.

O filme é muito bonito, nunca li Jorge Amado por preconceito mesmo, acho sua obra vulgar e os filmes nacionais mais vulgares ainda. Lembro que meus professores de português do colégio diziam que tínhamos que parar de pensar desse jeito e para ler as obras pra vermos que não é bem assim... e até essa "vulgaridade" hoje entendo porque haha. Vou parar de "falar mal"... então, o filme é muito bonito, mesmo. Bem real, real demais e em outros tempos isso teria incomodado demais uma superfã do Ultra-Romantismo como eu, mas Jorge Amado também não romantizou os meninos de rua? Professor, Sem-Pernas, Dora, Pedro Bala e outros que não lembro o nome me cativaram, de verdade, no filme. Mas se os encontrar na rua vou rezar pra não ser assaltada, acho que vai ser difícil mudar minha mentalidade, afinal eu já construí uma "identidade" em cima do que aprendi nos filmes e livros estrangeiros.


Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...