sábado, 2 de junho de 2012

Brad Silberling - City of Angels

Imagem: Google Imagens/Reprodução
City of Angels
Direção: Brad Silberling
Roteiro: Win Winders, Peter Handke
Ano: 1998/EUA-Alemanha
Gênero: Romance
Elenco: Nicolas Cage, Meg Ryan, Andre Braugher, Colm Feore

Sinopse: Em Los Angeles, uma dedicada cirurgiã fica arrasada quando perde um paciente durante uma operação, no mesmo instante em que um anjo, que estava na sala de cirurgia, começa a se sentir atraído por ela. Em pouco tempo ele fica apaixonado pela médica e resolve ficar vísivel para ela, a fim de poder encontrá-la frequentemente, o que acaba provocando entre os dois uma atração cada vez maior, apesar dela ter um sério relacionamento com um colega de profissão. O ser celestial não pode sentir calor, nem o vento no rosto, o gosto de uma fruta ou o toque da sua amada, assim ele cogita em deixar de ser um imortal para poder amar e ser amado intensamente.

Opinião: A melhor coisa pra se começar o dia bem é tomar um café com muitas bolas de leite em pó ao redor da caneca e ver/sentir algo que te motive a fazer deste dia o melhor de todos. Eu costumava ser um pouquinho mais feliz quando o mundo dos livros de ficção e filmes faziam parte do meu mundo, há quase um ano tenho me dedicado a estudar tragédia e sofrimento História e sem dúvida isto mexeu muito comigo no que concerne à visão de mundo, atitudes e até na personalidade: me tornei mais pessimista do que nunca. Por isso, tinha esquecido como é pensar que o mundo não é tão ruim quanto parece, que realmente há alguém cuidando de nós e que a felicidade sempre nos encontra no fim, literalmente, das contas.

O filme foi lançado há quatorze anos e é um clássico do gênero nas suas características: lindas músicas na trilha sonora, um roteiro que emociona, belos protagonitas e, a dependender do ponto de vista, um final feliz. Assim como em Titanic - filme lançando quase um ano antes - acredito que o filme tenha marcado pela impossibilidade da concretização do romance. But You/ You're not allowed/ You're uninvited... canta Alanis Morissette nos créditos finais (uma das minhas músicas preferidas) resumindo o romance de Seth e Maggie. O anjo e a mortal não podiam ficar juntos pelas diferentes dimensões em que estavam e porque, naquela vida, simplesmente não deviam estar juntos. Parece fantasia, historinha de conto de fada da Disney pra quem vê, mas para quem acredita na doutrina espírita uma realidade. 

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
 Destino, missão ou qualquer outro termo utilizado para designar nossos objetivos no plano terreno é um conceito muito amplo e muito difícil - pra quem não acredita - de explicar. Aparentemente Maggie cumpriu sua missão ao trazer Seth para o plano terreno - e com certeza neste terá um propósito, uma missão, um objetivo: cumprindo seu destino. Se não fosse assim, provavelmente não seria o encarregado de buscar aquele paciente, naquela hora e não a teria visto. Por acreditar na doutrina espírita (não me denomino espírita, acho que as coisas vão além do que diz o espiritismo), não vejo a hora de cumprir minha missão e não ter de reencarnar mais e me ver livre do plano terreno, então, seria muito difícil fazer o que Seth fez: deixar sua eterna "vida" feliz como anjo e mudar-se para esta dimensão horrível por causa de um ser falho e irracional. Justamente por isso, acredito que Meggie tenha cumprido sua missão ao ter trazido Seth para o plano terreno, e este, cumprindo outra parte do seu destino teria vindo para este plano.

Histórias de anjos com mortais são a coisa mais linda de se ler, ver e imaginar. A maioria dos seres humanos são horríveis, o mundo é horrível, e acreditar nisto torna a vida um pouco mais tolerável, na verdade tudo que nos motiva, nos dá esperança nos ajuda a viver e por isso amo algumas literaturas e filmes específicos. Como parei de ler estes tipos de livros, os únicos que li sobre anjos até hoje foram os de Lauren Kate, Becca Fitzpatrick e Alexandra Adornetto. Houveram indiretamente anjos em outros livros, mas os destas autoras são especificamente sobre eles. Quanto ao filme é lindo, como já disse; destaque para as trilhas sonoras e para Cage que estava MUITO lindo psicológica e fisicamente - adoooro a voz dele (vi o filme legendado) e aquela carinha-de-sofrimento-por-ser-um-anjo-que-não-pode-ficar-junto-da-mulher-humana-que-gosta haha.

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...