segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pedro Almodóvar - Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Ano: 1988/Espanha
Gênero: Comédia
Elenco: Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano, María Barranco, Rossy de Palma, Kiti Manver, Guilherme Montesinos

Sinopse: Três mulheres com sérios problemas de relacionamento têm seus caminhos cruzados em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. Pepa é abandonada por seu amante Ivan. Candela, por sua vez, decide ir morar com Pepa, sua melhor amiga, pois descobriu que o namorado é procurado pela polícia acusado de terrorismo. Lúcia, ex-mulher de Ivan, acaba de sair de um hospital psiquiátrico e está desesperadamente atrás dele. Todas acabam se encontrando no escritório de uma advogada, que por acaso, é a nova namorada de Ivan.

Opinião: Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos foi o filme que, segundo li na internet, projetou Almodóvar internacionalmente; não levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas me deixou mais apaixonada ainda pelo trabalho do cineasta. Trilha sonora, cenário, fotografia e personagens maravilhosos - como sempre -, isso pra não falar do roteiro... La Lupe nos créditos finais é a prova de que para se fazer um bom filme não é preciso mais que uma câmera na mão (como diria Glauber Rocha) e, acima de tudo, muita criatividade e sensibilidade: o que o cineasta espanhol tem de sobra.

Três mulheres apaixonadas pelo mesmo homem: cada uma o ama profundamente à sua maneira e são capazes de fazerem qualquer coisa pelo amado, deixando Madri (a história se passa em Madri? não lembro de terem mencionado), os amigos e elas mesmas realmente à beira de um ataque de nervos. Pepa apenas tenta contar ao seu amante, Ivan, que está grávida, mas vive um turbilhão de emoções em, mais ou menos, apenas dois dias. Esses dias são contados de uma forma muito bem pensada, de modo que uma cena dialoga com a outra (quase não percebi os cortes de uma cena pra outra) e os personagens "secundários" são inseridos de uma forma muito natural e com um timing perfeito. O vermelho (que me influenciou ) que ajuda a contar a história de Pepa está presente nos objetos, nas bebidas, nos móveis e nas roupas e acredito que o uso constante dessa cor pelo cineasta contribui para dar a costumeira intensidade de seus filmes.

Imagem: Google Imagens/Reprodução

Imagem: Google Imagens/Reprodução

Imagem: Google Imagens/Reprodução
A Flor do Meu Segredo, segundo os críticos, inicia a fase madura de Almodóvar, mas achei Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos melhor montado que este, talvez por ter o mesmo tom dramático que os últimos filmes (com excessão de A Pele que Habito). Assim como muitos, também pensei que o taxista fosse o diretor e o achei hilário e até o taxista - que tinha tudo pra ser figurante no filme de um diretor qualquer - se encaixa encantadoramente bem na história de Pepa e as demais mulheres nervosas. Acho que não preciso dizer que o filme é lindo, pois não é hehe, só os atuais conseguiram me emocionar. Mas é lindo à sua maneira: por ter sido carinhosamente montado (é perceptível neste também, o amor de Almodóvar por cinema) e por contar uma história relativamente simples - comparado aos filmes de grande bilheteria - de uma forma incrível só como ele (e alguns poucos outros cineastas) sabe fazer tão bem. Sou suspeita pra falar, qualquer coisa ele fizer vou achar lindo.  

Quotes

"Siga aquele táxi."
"pensei que isso só acontecia no cinema."

"Aqui está. Veja que beleza."
"Nenhum traço de sangue."
"Nem de vísceras."
"Parece mentira."
"Ecce Omo. Parece mentira."

"Os jovens não sabem lutar pelas coisas. Vocês pensam que a vida é só prazer. Pois bem, não é. Você tem que sofrer. E muito."

"Nenhuma mulher é perigosa se você sabe como tratá-la."

"É muito mais fácil aprender mecânica do que psicologia masculina. Você pode vir a conhecer uma moto afundo... mas nunca a um homem."

 Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...