domingo, 26 de agosto de 2012

Fernando Meirelles - 360

POSTAGEM ORIGINAL DE 26/08/2012.

Imagem: Reprodução
360
Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Peter Morgan
Ano: 2012/Reino Unido, Áustria, França, Brasil
Gênero: Drama
Elenco: Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz, Ben Foster, Vladimir Vdovichenkov, Maria Flor, Lucia Siposová, Gabriela Marcinkova, Johannes Krisc, Dinara Drukarova, Jamel Debbouze, Juliano Cazarré

Sinopse: Inspirado em "La Ronde", clássica peça de Arthur Schnitzler, 360 é uma reunião de histórias dinâmicas e modernas, passadas em diversas partes do mundo. Laura é uma mulher que deixou a vida na terra natal para tentar a sorte em Londres ao lado do namorado Rui. Ao descobrir que o parceiro está tendo um caso com Rose, ela decide voltar para o Brasil. Na volta pra casa, ela ela conhece um simpático senhor e Tyler, duas pessoas em momentos difíceis em suas vidas. Num outro lado da história, Mirka é uma jovem tcheca quecomeça a trabalhar como prostituta para juntar dinheiro. Ao mesmo tempo, lida com a desaprovação da irmã Anna. O primeiro cliente de Mirka é Michael, que por sua vez é casado com Rose.

Foto: Maiara Alves

Opinião: Simplesmente o melhor filme do ano, até agora. Um círculo de pessoas intimamente interligadas que não fazem idéia do qual próximas são e de como seus atos interferem diretamente na vida destas. É o meu tipo de filme preferido, na verdade, e sou suspeitíssima pra falar de qualquer drama que envolva relacionamentos conjugais e extraconjugais bem fotografados e com uma trilha sonora incrível (que até agora não achei pra baixar, aliás). Sabia que 360 iria se tornar um dos meus filmes preferidos do gênero juntamente com Closer, Match Point, Unfaithful e outros.

Não sei por onde começar... bom, a quote inicial tenta definir mais ou menos o ritmo do filme: "Um Sábio disse uma vez, se existe uma bifurcação na estrada, siga-a. Ele só esqueceu de avisar que caminho escolher." Talvez não saibamos ou tenhamos a devida consciência do quanto as nossas (significativas ou irrelevantes) escolhas e atitudes interferem na vida daqueles que estão ao nosso redor e até de quem não estão, mas que, como o filme mostra, são diretamente afetados por elas. Um outro filme que ilustra, em parte, essa problemática é Match Point onde não só a sorte ou o acaso dita o destino, mas principalmente as escolhas baseadas ou não no caráter e na ética dos personagens. Mas o mais incrível mesmo é como a nossa vida está interligada à de "estranhos" e como estamos presos ou destinados a viver em circulos.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Mirka quase teve como cliente Michael, que é marido de Rose e Rose amante de Rui. Rui é namorado de Laura que, no caminho de volta pra casa, conhece Tyler e John. John esbarra com Tyler, que esteve ligado à Laura, e com Valentina que é casada com Serguei mas apaixonada por Argelino. Serguei, por sua vez, conhece Anna que é irmã de Mirka que quase foi cliente de Michael... é uma representação do que penso da vida: de que estamos presos em um grande círculo dentro de vários outros círculos que periodicamente se esbarram, se encontram, se repetem e que, não importa o quanto a gente mude ou o quão radicais sejam essas escolhas, nós sempre voltamos para o mesmo lugar e estamos fadados a repetir quase que totalmente o mesmo ciclo. Um bom exemplo disso é a própria História que não acontece de forma linear, em ordem e progresso, mas de forma complexa, com muitas permanências apesar dos dominantes buscarem enxergar falsas rupturas.

A trilha sonora e a fotografia são os aspectos mais incríveis - além da história - e é o que diferencia 360 e Closer dos poucos outros filmes que já vi do gênero. Espelhos, close-ups, uso de luz "natural", objetos fotografados e a fantástica e perfeita (não consigo parar de elogiar haha) trilha sonora só contribuem para contar a história desse círculo. Gostei de Fernando Meirelles em Ensaio Sobre a Cegueira  (único filme além de 360 dele que conheço) por causa da universalidade dos temas, e nesta produção ela é ainda melhor apresentada que no seu trabalho anterior pois, de início, não dá pra identificar onde as histórias se passam e esse fato, além de ilustrar bem os problemas de qualquer relacionamento em qualquer lugar do mundo, trouxe uma naturalidade à história e mostrou uma Europa muito mais interessante que a de Allen, por exemplo. Enfim, não vejo a hora de estudar filosofia e psicologia pra tentar descrever minhas teorias (e meus livros) sobre o homem/mulher em si - e não suas obras como Frebvre disse.

Ps: Anna estava lendo Anna Karenina quando conhece Serguei.
Ps²: Jude Law ♥.

Trailer


Um comentário:

  1. ele tambem dirigiu ¨cidade de Deus¨, filme que lhe rendeu reconhecimento e abriu portas para dirigir estes dois ja citados...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...