sábado, 25 de dezembro de 2010

Ben Sherwood - Morte e Vida de Charlie St. Cloud


Capa linda + história linda = leitura maravilhosa!
A primeira vez que vi esse livro no site da Saraiva pensei que fosse do Nicholas Sparks, mas não era e adorei conhecer esse trabalho do Ben Sherwood que, se continuar escrevendo histórias lindas assim, vai ser tão querido no Brasil quanto o Nicholas.

No início do livro vemos a conhecidíssima frase: "Não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual; somos seres espirituais tendo uma experiência humana." A ouvi várias vezes e não fazia idéia que era do Teilhard de Chardin (o padre que tentou unificar ciência e religião). Acredito que os problemas religiosos no mundo seja questão de interpretação da bíblia; o mais legal do livro, que fala sobre espiritualidade, é que o Ben a escreveu de uma forma imparcial e que qualquer pessoa de qualquer religião ou crença possa lê-la e entender sobre o que a doutrina espírita fala. Talvez descordem de mim, normal, mas no fim tiraremos a mesma conclusão. Dessa vez não vou escrever nada sobre o enredo do livro (vai que alguém lê isso aqui e perde a vontade de ler o livro), só vou tentar resumir.

Charlie e Sam St Cloud são dois irmãos unidos fãs do time de beisebol Red Sox que são separados por um acidente de carro que causa a morte de Sam. Só que Sam não vai aonde tem que ir após a morte, ele fica preso à Charlie e ambos se vêem todas as tardes, ao entardecer, na floresta próxima ao cemitério que Charlie trabalha. Nessas tardes, enquanto jogam beisebol, eles põem a conversa em dia e ainda continuam com a cumplicidade de antes do acidente, como sempre foi e como deveria ter sido.

Sou péssima em resumos, mas é basicamente isso. Tem Tess, mas eu não quero falar de Tess (essas mocinhas são muito retardadas, porque ela não chamou ajuda quando o barco virou? ¬¬') porque me irrita consideravelmente haha. O Zac gostoso Efron tá na capa como Charlie, mas eu não conseguia imaginar o Zac. 

Durante uma boa parte do livro eu comecei a imaginar o Ryan Kwanten como Charlie.


Depois que ele encontrou a Tess eu só conseguia ver o Ryan Gosling como Charlie.




Estamos entre Ryans então tudo bem haha. O Ryan Gosling parece mais com o Charlie adulto, pelo menos na fase barbudo do Noah Calhoun em The Notebook parecia o Charlie.

Indendente de quem o leitor imaginar o livro é ótimo, vou guardar minhas passagens e quotes preferidas pra poder desdobrar as páginas do livro.


Abra seus olhos e você verá o que eu consigo ver. E se já se perguntou o que acontece quando uma pessoa próxima de você é levada cedo demais - e isso sempre acontece cedo demais -, pode ser que você encontre outras verdades aqui; verdades que podem diminuir a pressão da tristeza na sua vida, que podem libertar você da culpa, que podem até trazer você de volta para este mundo - qualquer que seja o lugar onde você se esconda. E aí você nunca se sentirá só. 

De todas as decisões impensadas naquela noite, esta com certeza foi a pior de todas. Charlie tentava ultrapassar a lua e, no último segundo, ele viu a imagem perfeita da felicidade. O rosto inocente de Sam olhando para ele. 
(Chorei nessa parte)

- Você cozinha, também?
- Nada de muito sofisticado.
- Você sempre paquera mulheres no cemitério?
- Só se elas forem do tipo que ainda respiram.

- Se três pessoas forem fotografas juntas, aquela que estiver no meio vai ser a primeira a morrer. 
(Eu nunca tô no meio, err)

- Então prometa que você não vai me esquecer.
- Prometo.
- Jura? - disse ele, maravilhado por repetir a conversa que ocorrera todos aqueles anos. Desta vez, entretanto, foi Sam que consolou Charlie.
- Eu juro - disse seu irmão menor.
- Jura por Deus?
- Juro por Deus  - disse Sam. - Eu te amo.
(Chorei de verdade aqui, e me emocionei agora digitando)

Assim é a vida e a morte. Todos nós brilhamos. Você só precisa libertar seu coração, aguçar seus sentidos e prestar atenção. Uma folha, uma estrela, uma canção, um riso. Perceba as pequenas coisas, porque alguém está estendendo a mão para você. Qualcuno ti ama. Alguém o ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...