domingo, 16 de outubro de 2011

Derek Cianfrance - Blue Valentine


Blue Valentine
Direção: Derek Cianfrance
Ano: 2010
Gênero: Drama
Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams, Faith Wladyka, John Doman, Mike Vogel, Ben Shenkman, Jen Jones, Marshall Johnson 

Sinopse: Um retrato íntimo de um relacionamento que está em franca desintegração. Com um romance outrora cheio de paixão, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) são casados e têm uma filha de cinco anos. Na esperança de salvar seu casamento eles reservam um quarto no motel, relembrando anos atrás quando se conheceram, se apaixonaram e fizeram seus primeiros planos cheios de vida e esperança. Se movendo de forma fluída entre o passado cheio de juventude e o presente da vitalidade da vida adulta, o filme se desdobra como um dueto cinematográfico cujo refrão pergunta sem parar: "para onde foi o nosso amor?" A resposta para esta pergunta está dispersa no tempo e nos personagens.

Opinião: Há algum tempo, mais precisamente antes de Twilight, eu adorava esses filmes pessimistas em que mostrava a vida, os relacionamentos, ou qualquer tipo de coisa, do jeito que realmente são, mas aí conheci os Cullens... ou seja, um mundo em que coisas impossíveis são totalmente possíveis, tudo seria uma questão apenas de ponto de vista, certo S. Meyer? O trailer é fofo demais e fake demais, o filme não é nada daquilo que foi mostrado nele.

Me irritei muito com isso: um filme que se compromete com a verdade podia ser verdadeiro no trailer, certo? Blue Valentine, não é, hoje, o tipo de filme que locaria, iria no cinema ou baixaria (como o fiz) para ver... ou melhor, não o veria em hipótese alguma. Vejo cinema como arte, como uma válvula de escape; uma forma de demonstrar que o impossível é possível, onde coisas absurdas e inimagináveis, no mundo real, se tornam verdade, onde os sonhos se concretizam e blábláblá. Mostrar a realidade e todas as coisas ruins de um relacionamento no cinema é algo de muito mal gosto, eu ACHO. Pra vermos isso não seria preciso ir ao cinema, certo? Sabemos que a vida é uma droga e que relacionamentos são extremamente difíceis, enfim.

Adoro o Ryan Gosling e, apesar de não ter gostado do filme, o Dean é o papel perfeito pra ele; ele (Ryan) combina tanto com personagens assim que a impressão que tenho é que o próprio Ryan é assim sombrio, nostálgico, melancólico... o Noah de The Notebook lembra bastante o Dean; seu personagem em Crazy, Stupid, Love, que não lembro o nome, nada tem a ver e não representa um décimo de seu talento. Bom, não gostei do filme, não recomendo e tô sendo radical porque não agüento mais fazer e ver o que não gosto, então como aqui eu posso escrever o que quiser mesmo sabendo que devo (e vou) me arrepender depois é isso. Vale lembrar que todos têm suas fases, minha fase atual é de negação, portanto...

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...