Imagem: Reprodução |
Hable con Ella
Direção: Pedro Almodóvar
Ano: 2002/ Espanha
Gênero: Drama
Elenco: Javier Cámara, Darío Grandinetti, Rosario Flores, Leonor Watling.
Sinopse: Em Madri vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, uma psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia, mas agora só consegue lhe dar um susto. Antes, porém, Benigno entrou no quarto dela e olhou o recinto com admiração, tendo roubado um prendedor de cabelos dela. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Além disto Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela possa ouvir. Após quatro anos, o quadro dela está inalterado e a dedicação que Benigno sente por ela também. Marco Zuluaga (Darío Grandinetti), um jornalista, é designado para entrevistar Lydia Gonzalez (Rosario Flores), uma conhecida toureira que teve o nome nos tablóides ao ter um tempestuoso romance com "El Nino de Valência" , um toureiro. Inicialmente ela foi ríspida, mas após ele ter matado uma cobra que estava na casa dela se tornou mais amável. Logo os dois iniciam uma relação, que estava destinada a ser curta, pois Lydia é atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência ela é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: fale com ela.
Opinião: Este é apenas o segundo filme de Almodóvar que tive a oportunidade de assistir e já estou apaixonada, garanto que todos os outros filmes são bons. Não sei explicar ainda o que é, mas sei que uma obra deve ser analisada a partir da emoção do telespectador, não importa se foi um fracasso estilisticamente: se pelo menos uma pessoa se emocionou classifico como bom. Confesso que estou cansada do artificialismo das “emoções” plastificadas dos grandes filmes estadunidenses, depois de me apaixonar pelos filmes de Almodóvar então vou escolher muito bem os próximos cem minutos da minha vida que me disponho a ver algo.
Percebi que o passado é importante nos filmes de Pedro Almodóvar, é quando as coisas começam a fazer sentido pelo menos – o que, se você parar pra pensar, faz todo o sentido se aplicarmos isso à vida. Marco e Benigno se apaixonam por duas mulheres que vêm a entrar em coma, nenhum dos dois são correspondidos: Alicia por “não conhecê-lo” e Lydia por amar outro. Marco ainda tenta superar seu último relacionamento e consegue quando se apaixona por Lydia e Benigno se apaixona por Alícia quando a vê treinando balé da janela da sua casa, Alicia sofre um acidente e entra em coma, Benigno então é designado a ser seu enfermeiro: ele cuida e fala com ela por quatro anos quando, por influência de um filme “O Amante que Encolheu”, estupra Alícia.
Foto: Maiara Alves |
Na ficção os nomes dos personagens são importantes, pois estão em sintonia com sua personalidade. Benigno não podia ser outra coisa além de bom, e é. É claro que seu amor idealizado por Alícia não lhe dá o direito de fazer o que fez, mas, quando gostamos de alguém esse alguém deveria ser nosso, não? Quando nos dedicamos, cuidamos e queremos seu bem a pessoa deveria corresponder na mesma proporção, seria o justo. Repito: não estou justificando sua atitude, achei justa a punição.
As cores estavam um pouco fracas, bem atípico. A trilha sonora é linda e se encaixa perfeitamente nas cenas. As quotes lindas também, esse cara faz filmes por amor e de amor, impossível o filme todo não ser lindo... e a presença de Caetano Veloso? Talvez seja por isso meu excesso de lindos (risos).
Quotes
“Escreve sobre touros? Seu nome não me parece familiar.”
“Honestamente, não sei nada a respeito.”
“Então, o que faz aqui?”
“Não entendo nada de touros, mas sim de mulheres desesperadas.”
“Se não pudermos confiar nos padres, o que vai ser de nós?”
“Antes violavam as nativas.”
“Mesmo?”
“Por causa da AIDS começaram a violentar as freiras.”
“Meu Deus!”
“E eu que tinha os missionários num pedestal.”
“Não tenho certeza se todos eles eram estupradores.”
“Espero que não.”
“Não, alguns são pedófilos.”
“Esse Caetano me deixa arrepiado.”
“Esses últimos quatro anos foram os melhores da minha vida. Cuidando dela e fazendo coisas que ela gostava de fazer, menos viajar é claro.”[
“A mente da mulher é um mistério, ainda mais neste estado. Tem de prestar atenção nelas, falar com elas, pensar nos pequenos detalhes, acariciá-las. Lembrar que existem que vivem e que são importantes para nós. Essa é a única terapia, falo por experiência.”
“Ainda a amava?”
“Sim. Por isso chorava quando via algo que me emocionava. Porque não podia dividir isso com ela. Não há nada pior do que abandonar alguém que se ama. O amor é a coisa mais triste do mundo quando se acaba, como diz uma canção de Jobim.”
Trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário