domingo, 29 de janeiro de 2012

Pedro Almodóvar - La Flor de Mi Secreto

Imagem: Google Imagens/Reprodução
La Flor de Mi Secreto
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Ano: 1995/Espanha
Gênero: Drama
Elenco: Marisa Paredes, Juan Echanove, Carmen Elias, Rossy de Palma

Sinopse: Leo Macias (Marisa Paredes) é uma romancista que escreve histórias de 2ª categoria e consegue certo sucesso, mas se esconde sobre o pseudônimo de Amanda Gris. Paralelamente ela se sente infeliz, pois Paco (Imanol Arias), seu marido, é um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a entrar em crise Leo se vê entrando em desespero, o que a leva para a bebida e a parar de escrever seus contos. Porém algumas surpresas estão reservadas para ela.

Opinião: Acabei de perder tudo o que tinha escrito sobre o filme não salvando ¬¬'... bom, de todos os filmes do cineasta que já vi, este foi o que menos empolgou e surpreendeu, mas a fotografia e a trilha sonora (principalmente a trilha!) estavam perfeitas, como sempre. É um filme sobre segredos mais sem segredos e bastante óbvio, o que não é comum em seus filmes. Também não é comum mulheres fragéis e dependentes...

Mesmo eu não tendo gostado muito do filme é inegável sentir a paixão por cinema de Almodóvar, pois mesmo não agradando  me tocou pelo acabamento perfeito e harmonia de imagens, música e texto. Além dos elementos surpresas e de revelações chocantes do passado das personagens, o que mais me encanta é a forma como as mulheres são apresentadas, e neste foi decepcionante. Uma mulher bem sucedida, que ajuda a mãe, a irmã, a empregada, o filho da empregada e blábláblá, mas que é totalmente dependente do afeto do marido e que de tão sensível só olha pra dentro de si e não consegue ver que seu marido a trai com a melhor amiga. Sim, Leo teve um final feliz, mas sofreu consideravelmente - e desnecessariamente - até então.

Se não bastasse ser mediocremente dependente do afeto de Paco (adoro adjetivos tanto quanto José Dias os superlativos) nossa protagonista escreve romances de banca "com condomínios de luxo, finais felizes e sem consciência social", pois é, Pedro errou a mão... Mas nem tudo são espinhos, gostei da quase metalinguagem ao abordar a "realidade" e confesso que penso muito parecido com a editora de Leo, mas há formas muito mais inteligentes (um bom filme, por exemplo) de se fugir da realidade do que perder tempo com livros de banca. Tinha escrito mais coisas, mas vou ficar por aqui e lembrar de depois de escrever qualquer frase salvar o documento haha.

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução

Quotes

Quem sonha com pessoas que vivem num bairro miserável que não ajudam ninguém, autênticos mortos vivos? Quem vai se identificar com uma protagonista que passa o dia a limpar a merda dos doentes de um hospital?
Realidade temos de sobra em nossas casas. A realidade é para os jornais e para a televisão. E veja só o resultado: por causa de tanta realidade, o país está prestes a explodir! A realidade devia ser proibida!
Não sei escrever romances cor-de-rosa. Tudo sai escuro. Eu tento, mas cada página sai mais escura.
- Pensei que fosse especialista em conflitos.
 - Sim, mas não há guerra que se compare a você.

Trailer


2 comentários:

  1. onde vc continua baixando filmes? Essa queda do megaupload acabou comigo :/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não baixei nada depois do fim do Megaupload, tô super sem tempo pra filmes. Este comprei nas Americanas (:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...