domingo, 15 de abril de 2012

Cao Hamburger - Xingu

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Xingu
Direção: Cao Hamburger
Roteiro: Cao Hamburger, Elena Soarez, Anna Muylaert
Ano: 2012/Brasil
Gênero: Drama
Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maiarim Kaiab, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Tapaié Waurá, Totomai Yawalapiti

Sinopse: Os irmãos orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Para isso, resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuasão e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu.

Foto: Maiara Alves
Opinião: Ainda não estudei História Indígena, nem tampouco estudei na escola o Brasil de 1940-1960 (nem a ditadura, enfim a lista longa haha) e desconheço quase que totalmente assuntos relacionados à índios, então não posso falar com propriedade sobre o assunto, mas independente de saber ou não o filme fala por si quando mostra o quão ruim o homem é ao dizimar e desestruturar a estrutura de pessoas inocentes em prol de poder.

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Acredito que a maldade das pessoas está em não se colocar no lugar do outro. Se nos colocássemos no lugar dos índios (ou de qualquer outro povo - como os africanos - colonizados) , se imaginássemos que aquelas pessoas podem ser nossa mãe, irmão, pai ou nós mesmos o mundo não seria tão horrível. Bom, eu chorei a metade do filme porque pensei exatamente isso. Imagina que você vive, superficialmente falando, sua vida com sua cultura particular, sua própria estrutura política e social, você não faz mal a ninguém (não tô dizendo que os índios são pacíficos, pelamor) e vem um(uns) louco(s) de poder a fim de explorar você e seu povo em busca de poder? É revoltante pra quem estuda isto, pra quem vê e pior ainda deve ser quem vivencia.


Mas de vez em quando, uma força superior põe pessoas boas e realmente bem intencionadas pra nos defender. Não sei o quão verídico é o filme e quais os reais objetivos dos irmãos Villas Bôas, mas é fato que eles contribuíram para a preservação dos nossos poucos nativos, dos verdadeiros donos desta terra. A fotografia é linda e pra mim é a cara do Brasil, um arquiteto famoso disse no Casa Brasileira, programa no canal GNT, que o Brasil é muito mais florestas do que praia e concordo totalmente. Quando penso no local que foi denominado Brasil - e que só foi Brasil de verdade nessa época, ou seja, só foi Brasil porque não havia interferência dos colonizadores - penso em florestas, nas praias sim, só que nestas praias tendo como orla estas florestas.


Não posso falar muito sobre o filme, mas recomendo não só por se tratar de um evento importante da nossa história, mas principalmente pra repensarmos nossos valores, pra vermos o quão ruim o ser humano é, do quanto ele capaz de fazer e, só por um momento, nos colocarmos no lugar dessas vítimas. Sim, eu ando muito deprimida. Quando você estuda história e começa a entender realmente a causa dos males da humanidade você perde totalmente as esperanças e, é nessas horas que precisamos nos agarrar a algum tipo de fé, a esperança de que o mundo não é tão ruim e que um dia isso vai mudar...


Trailer


Um comentário:

  1. Infelizmente muitos são visionários e são capazes de tudo para conseguir o que querem, até mesmo acabar com a vida de pessoas que possam impedir isso.
    Muito boa visão do filme!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...