domingo, 22 de abril de 2012

James Cameron - Titanic

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Titanic
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Ano: 1997/EUA
Gênero: Drama
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Gloria Stuart

Sinopse: Um rapaz e uma garota de diferentes classes sociais se encontram durante a viagem inaugural e fatídica do transatlântico RMS Titanic.

Foto: Maiara Alves
OpiniãoAs coisas que lemos, ouvimos e falamos na infância ficarão pra sempre marcadas na nossa memória e, não importa o quão feliz estejamos em nossa vida atual, a infância sempre será a época mais feliz da nossa vida. Nos meus dezenove anos foi o filme que mais vi e, pelo menos não me recordo, nunca percebi o que estava por trás da linda história de Jack e Rose: a crítica entre o grupo social explorador e o grupo explorado. Não importa o quanto o filme seja trolado, sempre terei um carinho muito grande por ele e fiquei superfeliz em ter a oportunidade de vê-lo no cinema no dia do centenário do fatídico naufrágio.

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Eu tinha cinco anos de idade no ano de estréia do filme, em 1997, e não lembro exatamente quando foi o meu primeiro contato com a obra – talvez meus pais tenham locado, não sei. Lembro apenas que gravei em VHS quando passou pela primeira vez na Globo, em 2000 se não me engano, e de vê-lo sempre a ponto de saber todas as falas e cenas de cor, e de quase sempre me emocionar quando Jack morre. Bom, fiquei muito feliz de poder ver o meu filme preferido na telona e mesmo sendo com o terrível 3D valeu a pena. Assim como “Capitu traiu ou não traiu Bentinho” de Dom Casmurro, nunca prestei atenção à real intenção do escritor e diretor James Cameron por trás da linda&fofa&meiga&perfeita ♥_♥ história de Jack e Rose: pobresxricos!

Depois de doze anos vendo este filme com uma freqüência, talvez, vergonhosamente absurda nunca tinha prestado atenção a isso e confesso: é culpa da história (e de muitos sábados no Lemarx haha)! Ou talvez essa falta de censo crítico tenha sido culpa do fato de, toda vez, assistir com os mesmos olhos de quando ainda era criança, ou seja, inocentemente. Bom, os cortes de uma cena pra outra quando o navio ainda está começando a afundar são gritantes, quase consigo ouvir Cameron gritando: VEJAM COMO SÃO AS COISAS, VEJAM COMO UNS SÃO EXPLORADOS PRA OUTROS VIVEREM CONFORTAVELMENTE, VEJAM COMO ESSES MER#@S OSTENTAM SUA MAIS-VALIA. Bom, foi o que eu ouvi, pela primeira vez, sábado passado (sábado passado e só consegui tempo pra comentar hoje, sério!).

Lembro de sempre ter pensado que o homem e a mulher mais lindos fisicamente no mundo eram Jack e Rose – que eu não sabia se chamarem Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, na verdade eu pensava que eles eram um casal de verdade e fiquei chocada quando, na época, soube que “Jack” namorava Gisele Bundchen haha bons tempos! Detesto 3D, mas ver o filme na telona e com esse recurso nos permite ver alguns detalhes que não é possível numa tela de 32” como, entre outras coisas, a renda do vestido que a Rose está usando na cena do primeiro beijo, ou o lindíssimo e deslumbrante “quarto” também dela e de Cal. 

Ia escrever mais coisas, mas tô com pressa... só tive tempo de escrever hoje =/
Este semestre está tenso demaaaais, vou ter um ataque qualquer dia desses.

Trailer


Um comentário:

  1. um dos melhores filmes que existe!!!(engraçado voce pensar que jack morreu de verdade,rsrsrs)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...