quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rick Riordan - Percy Jackson e o Ladrão de Raios



Que.Livro.Perfeito! Fala sério, por que não o li antes?

Amo história, é uma das minhas opções de graduação. Adoro mitologia grega, adoro muito, muito, sou vidrada desde que vi os episódios "Os Doze Trabalhos de Hércules" do Sítio do Pica Pau Amarelo em 2002 (eu tinha 10 anos), é que naquela época eu não tinha Percy Jackson pra me fazer gostar dos deuses haha. Na verdade, também havia um desenho que passava no Bom Dia & Cia nessa mesma época sobre Hércules, enfim, motivo é o que não falta pra gostar dessas histórias fantásticas.

 Rick Riordan é super criativo e sabe realmente escrever. Percy Jackson e os Olimpianos - Livro Um é o livro mais gostoso de se ler, agradável na verdade porque eu detesto cenas de lutas, tanto em livros quanto em filmes, e o Rick escreve tão bem que não achei monótono, amei a narração. É criativo porque eu ri horrores com Caronte e os terno italianos e Los Angeles sendo o "portal" pro mundo inferior, sério não podia ser um lugar melhor, acredito que todo mundo riu nessa parte.

Quando se ouve falar em Percy Jackson todo mundo pensa logo "Ah, aquela imitação de HP?", mas não tem absolutamente nada a ver com Harry Potter - apenas um menino que não sabe sobre um universo paralelo e possui poderes sobrenaturais, e é claro, são heróis. Eu não quero comparar, HP é óóótimo, super original e também contém seres mitológicos e blábláblá, mas Percy é muito mais instrutivo. Como disse antes, eu adoro mitologia grega, mas aprender o nome de todos os deuses e mitos é um pouco difícil sem "ver", quer dizer, com um livro em que "pessoas comuns" são inseridas nesse universo fica muito mais fácil de associar deuses e mitos. É, acho que não deu pra entender, mas eu entendi o que eu quis dizer haha. 

Confesso que pensava que o amigo traidor seria Grover ou Quíron, me surpreendi no final. Também não imaginava que Ares fosse o ladrão, meu palpite era Quíron. Na verdade, eu ainda acho que Quíron tem algum podre, haha, vou ler a série toda e descobrir. Ri muito e bati meu recorde de páginas dobradas, vou tentar (dá uma preguiça digitar tudo) escrever minhas quotes e passagens preferidas...


Pág 140
Dionísio, Percy, Quíron e Grover. Adorei Dionísio, haha, eu o imaginei tipo o Miranda ex-jurado do Ídolos.  Gostei do diálogo inteiro.

De certo modo, é bom saber que há deuses lá fora, porque aí temos alguém para culpar quando as coisas dão errado.                                                 
- Sinta-se honrado, Percy Jackson. O Senhor Zeus raramente me permite pôr um herói à prova com um de minha prole. Pois eu sou a Mãe de Monstros, a terrível Equidna!
- Isso não é o nome de bicho que come formigas?

(...) 
- É a carona de vocês. Vai levá-los direto a Los Angeles, com uma parada em Vegas. 
O caminhão tinha uma placa na parte de trás, que eu só pude ler porque estava pintada ao contrário, em branco sobre preto, uma boa combinação para a dislexia: CARIDADE INTERNACIONAL: TRANSPORTE HUMANITÁRIO DE ZOOLÓGICO. CUIDADO: ANIMAIS SELVAGENS VIVOS.

- Eu sou o Crosta - disse com um sorriso amarelo de tanto tártaro.
Resisti ao impulso de dizer, Sim, está na cara. 

Os mortos não são assustadores. São apenas tristes.

- Não me fale de Caronte! - gritou Hades. - Ele está impossível desde que descobriu os ternos italianos!   

É gozado como os seres humanos são capazes de enrolar a sua mente em volta das coisas e encaixá-las na sua versão de realidade.

- Tudo o que eu quero - disse eu, contendo as lágrimas -, é ver o meu adorado padrasto de novo. Toda vez que o via na tevê me chamando de punk deliquente, eu sabia... de algum modo... que tudo ia dar certo. E eu sei que ele vai querer recompensar uma por uma todas as pessoas dessa linda cidade de Los Angeles com um eletrodoméstico grátis, dos grandes, da sua loja. Aqui está o número do telefone. 

Ainda assim... sinto muito por você ter nascido, criança. Eu trouxe para você um destino de herói, e um destino de herói nunca é feliz. Não passa de um destino trágico.  

- Sim, sim, o molequinho não se deixou matar e agora vai ficar ainda mais presunçoso. Bem, um viva para isso. Entre outros comunicados, não haverá corridas de canos neste sábado...

Caro Peter Johnson
Se você pretende permanecer no Acampamento...

 Saber demais sobre o próprio futuro nunca é uma boa coisa.


Até nos agradecimentos o Rick é criativo:

Sem a assistência de muitos ajudantes valorosos, eu teria sido morto por monstros muitas vezes seguidas na luta para publicar esta história.

                                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...