domingo, 22 de janeiro de 2012

Bernardo Bertolucci - The Dreamers

Imagem: Google Imagens/Reprodução
The Dreamers
Direção: Bernardo Bertolucci
Roteiro: Gilbert Adair
Ano: 2003/França-Itália-EUA
Gênero: Drama
Elenco: Michael Pitt, Louis Garrel, Eva Green, Robin Renucci

Sinopse: Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.

Opinião: De 1 à 10? 1.000! Esperava um filme sobre o Maio de 1968, mas o evento que teve grande influência para a estratificação no modo de se fazer história com a famosa, principalmente para os brasileiros, terceira geração dos Annales é apenas uma desculpa para o incomum triângulo amoroso. Não é chocante, não entendo como sexo e o corpo humano pode ser chocante: todo mundo toma banho pelado e todo mundo tem relações sexuais.

Certa vez, dois colegas, em momentos distintos, disseram-me que revolução é andarmos nus. A roupa, segundo um colega (que havia lido em alguma obra de algum filósofo que não lembro agora), é instrumento de repressão, pois nos limita e não nos permite sermos como realmente somos. Assim é o sexo como tabu, assim como foram as relações sexuais apenas como modo de reprodução para as mulheres - onde não lhes era permitido sentir prazer, por um longo período na História. Então, realmente, não acho que Bertolucci quis causar com o filme, é preciso estudar e procurar entender melhor o que o sexo e o nudismo na nossa sociedade representa. Glauber Rocha disse que O Último Tanto em Paris "não é arte, é pornografia", discordo e pretendo estudar pra argumentar meu ponto de vista, pois acredito que Bertolucci não faz seus filmes por acaso, temos que ver muito além das imagens.

A excêntricidade dos gêmeos, o modo como eles enxergam o mundo em paralelo com o mundo do cinema é o ponto mais interessante e marcante no filme, acho que todo viciado em filme gostaria de imitar cenas de seus filmes favoritos nas suas locações, isto é quase uma lei universal para os "cinéfilos" haha. A Isabelle de Eva Green é a personagem que mais se destaca nos comentários pela internet, mas, logicamente, caí de amores pelo introspectivo, e tão excêntrico quanto, Theo e muito mais por Louis Garrel: tô louca atrás de seus filmes pra assistir!

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução

Quotes
Provavelmente queríamos ser os primeiros em que as imagens chegavam, quando elas ainda estavam novas, ainda frescas, antes que saltassem para as cercas das filas seguintes. Antes de se espalharem de fila em fila, de espectador em espectador até que se esgotassem, em segunda mão, do tamanho de um selo, voltávamos para a cabine do projetista.

Um cineasta é como um olheiro, um voyeur. É como se a câmera fosse a fechadura do quarto de seus pais.

Quando se quer, não existe o amor. Existem provas de amor.

Trailer


Um comentário:

  1. Olá, obrigada! *-*
    Nhá seu Blog tem um conteúdo ótimo, gostei bastante! Estou bem e você? Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...