terça-feira, 13 de março de 2012

Sean Penn - Into The Wild

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Into The Wild
Direção: Sean Penn 
Roteiro: Sean Penn 
Ano: 2007/EUA 
Gênero: Drama/Biografia 
Elenco: Emile Hirsch, Marcia Gay Harden, William Hurt, Jena Malone, Catherine Keener, Vince Vaughn, Kristen Stewart, Hal Holbrook  

Sinopse: Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca. 


Opinião: Paisagens bonitas, quotes incríveis e uma ousadia invejável por parte do protagonista são alguns dos elementos que fazem o filme simplesmente incrível! Minha visão, e a de qualquer outra pessoa que o assiste, sobre o mundo realmente muda (ou abre nossa mente para as possibilidades). Sean Penn fotografa muito bem e faz os EUA parecer quase atraente, mas acima de tudo sabe escolher os filmes em que trabalha.

É comum conhecermos pelo menos uma pessoa que queira, ou já tenha dito querer, pôr uma mochila nas costas e sair viajando pelo estado ou pelo país sem rumo certo. O sistema capitalista nos exaure psicologicamente, a escravidão física teve sua extinção anunciada com a Revolução Industrial para apenas começar a pior: a ideológica! Acho que eles pensaram "Por que controlar seus corpos se podemos controlar suas mentes, suas idéias?" "Por que escravizar apenas os negros se podemos controlar todas as etnias e culturas?" O filme ilustra muito bem o quanto somos presos às convenções, o quanto o sistema está enraizado em nós, o quanto ele nos controla... 

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução

 Dá pra entender isso melhor quando Christopher McCandless conta sua história (história de verdade, o filme foi baseado em fatos reais) e o que o motivou a deixar tudo pra trás e viver longe da sociedade imediatamente lembrei de uma frase de Marx e Engels do livro O Manifesto do Partido Comunista: "A família do burguês desmorona evidentemente com o desmoronamento de seu complemento, e ambas desaparecem com o desaparecimento do capital." Ainda na mesma página... "O palavreado burguês sobre a família e a educação, sobre a intimidade das relações entre pais e filhos torna-se tanto mais repugnantequanto mais a grande indústria dilacera cada vez mais os laços familiares dos proletários...". O contexto mudou um pouco, mas a essência das palavras dos autores ainda é a mesma.

Todos deveríamos dispor de 140min pra vê-lo (pretendo rever sempre) e refletir sobre o que realmente vale a pena na vida. Se viveremos um estilo de vida exaustivo e repetido pelos demais ou o nosso estilo de vida.Se iremos buscar o que realmente somos e queremos sem ninguém para nos dizer ou controlar nossa vontade. Felizes mesmo são os animais... Dá pra fazer um link com a A Árvore da Vida (também com Sean Penn) na questão do quanto somos mesquinhos e pequenos diante da perfeição e grandiosidade do universo e natureza em si.

Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...