terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pedro Almodóvar - Carne Trémula

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Carne Trémula
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar, Jorge Guerricaechevarría, Ray Loriga
Ano: 1997/Espanha
Gênero: Drama/Romance
Elenco: Javier Bardem, Francesca Neri, Liberto Rabal, Ángela Molina, José Sancho, Penélope Cruz, Mariola Fuentes

Sinopse: Vida de um entregador de pizza muda totalmente quando ele se apaixona por uma mulher, que acaba ficando com outro. Desesperado, ele acaba atirando no homem, aleijando-o, e vai preso. Quando sai da cadeia, uma rede de emoções volta à tona com vidas marcadas pelo passado. 

Opinião: Alguns consideram o melhor filme e o divisor de águas da carreira do cineasta, pra mim são as histórias mais apaixonadas que vi até hoje. O filme é sobre cinco pessoas que têm suas vidas entrelaçadas por amor e traição, e que estas mudam radicalmente suas vidas tendo como conseqüência paralisia de membros inferiores, cadeia e até a morte.

O mais interessante dos filmes do diretor são as reviravoltas e imprevisibilidade que suas personagens únicas vivem - além de situações inusitadas e como lidam com elas. Carne Trêmula é imprevisível não de uma forma chocante como Fale com Ela ou A Pele que Habito, mas sobre como algumas coisas que não contamos, segredos, podem ter um papel crucial - no caso de Almodóvar vital - na vida e o poder que exerce nela. Algumas coisas devem continuar mantidas em segredo, certo? O início do filme é um pouco assustador, o parto que é assustador na verdade, mas as tomadas são tão perfeitas que transformaram as dores de um parto natural dentro de um ônibus em plena Ditadura Militar em "poesia visual" e um presságio de que Victor não viria ao mundo só de passagem como na circunstância em que nasceu. 


Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução

Estou encantada com Javier Bardem - com o ator e sua personagem. David é intenso, apaixonado, às vezes impulsivo e ao mesmo tempo equilibrado. Obviamente não conheço Bardem, mas seu carisma é palpável e ele demonstra ter a mesma intensidade de David; seria interessante se ele, ao invés de Antonio Banderas, fizesse o Drº Roberto de A Pele que Habito. A cena em que Helena conta a David sobre a noite que passou com Victor me lembrou muito Closer (Mike Nichols), David e Larry se parecem muito física e psicologicamente, assim como Helena e Ana. Bom, dá pra ter uma idéia de onde Mike Nichols tirou inspiração para o cast, não?


Quotes

“Para tirar Helena da minha cabeça, comecei a trabalhar. E voltei a ler a Bíblia, como quando estava na prisão. Dia um: Deus criou a noite, para que os apaixonados não pudessem dormir. Criou a água para que caísse continuamente do teto dos mercados. E criou os peixes, não para encher os mares com eles, mas para eu tirá-los do caminhão antes do amanhecer. E, desse modo, não pensar em Helena e não enlouquecer.”

“Você é tão sincera que é insultante. O que você vai fazer agora?”
“Ficar, se não me mandar embora.”
“O que aconteceu? Não gosta de mim?”
“Não falei isso.”
“Então, porque diabos não vai ficar comigo?”
“Porque você precisa de mim mais do que ele.”

“Ninguém é dono da juventude nem das mulheres que ama.”

Trailer


3 comentários:

  1. Javier Bardem é o máximo, né... fiquei apaixonada por ele em Onde os fracos não tem vez... sempre tive vontade de ver esse filme... preciso abrir minha mente, rs...
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayara!
    Sou do meadd /murill0
    e estou te seguindo
    Se for possível visite meu blog! Beijão

    http://in-conditional.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei Murilo, tudo bem?
    Então, não consegui acessar seu blog nem o meadd :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...